Bem vindos ao blog !!!


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FOTOGRAFIA

Fotografia significa, literalmente, desenhar com a luz.  Graças à capacidade de alguns materiais e substâncias químicas de serem sensíveis à luz, é possível criar e registrar imagens sobre películas, papel e outras superfícies.
Podemos considerar a fotografia como uma técnica artística.  Ela nos permite registrar a realidade, constituindo um código de comunicação autônomo e expressivo.

·          Película: Filme. Os filmes são sensíveis à luz.
·        Obturador: serve para fazer passar a luz necessária para o filme.
·     Diafragma: é um dispositivo que regula a intensidade da luz que entra no filme.  Funciona de forma semelhante à imagem recebida pelos nossos olhos.  É pelo diafragma que regulamos a máquina para a obtenção de detalhes.  Com um diafragma muito aberto, por exemplo, o feixe de luz que entra influirá na profundidade de campo e no foco desejado.
·        Objetiva: é constituída de uma série de lentes, côncavas e convexas, que filtram e dão convergência aos raios luminosos que incidem sobre o objeto a ser filmado.


Gêneros fotográficos
        
        A Fotografia tem grande importância atualmente, sobretudo nos setores de comunicação de massa.  Ela também pode ser dividida em gêneros:

·          Reportagem jornalística ou foto jornalismo.
·          Fotografia cientifica.
·          Fotografia comercial.
·          Fotografia publicitária.
·          Amadorismo em fotografia.

Foto jornalismo

        O objetivo essencial do foto jornalismo é captar imagens que sirvam para documentários de jornais.  Esses fotógrafos geralmente tiram fotos de políticos, das misérias da condição humana, de esportes, do ambiente, de catástrofes, etc. trata-se de um tipo de fotografia destinado a transmitir mensagens do dia-a-dia à população.

   
Fotografia Científica

        Esse tipo de fotografia auxilia os cientistas e estudiosos do meio científico a analisarem melhor certos objetos.  Elas apenas transmitem imagens, comunicando pouco.

Fotografia Comercial

        Tem por finalidade mostrar um produto, colocar em evidência suas características do modo mais claro possível.  O fotografo que faz esse tipo de foto trabalha com certa liberdade e criatividade.

Fotografia Publicitária

        Tem por finalidade persuadir o observador.  Portanto, nem sempre registra o real.  Seu objetivo é atrair a atenção do espectador para que ele compre o produto.

Amadorismo em Fotografia

        É o simples registro feito por uma foto tirada por um amador, sem vínculos comerciais.

Os elementos da linguagem fotográfica

Os planos: é o enquadramento promovido pelo distanciamento da câmera em relação ao objeto.  São divididos em: Grande Plano Geral (é o enquadramento em que o ambiente é o elemento primordial e o elemento humano é apenas um elemento na paisagem), Plano Geral (é o enquadramento em que o ambiente ocupa uma menor parte do quadro, dividindo o espaço com o sujeito. Situa a ação e o homem no ambiente em que ocorre a ação), Planos médios(é o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro – os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura), Primeiro plano( é o enquadramento do sujeito destacando seu semblante.  Preocupa-se com a emoção da fisionomia) e plano de detalhes( é o enquadramento que isola uma parte do sujeito.

Foco: refere-se à nitidez.  Pode ser diferencial, desfoque e profundidade de campo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário